COM PROJETO DE SOUTO DE MOURA, PRATOS ICóNICOS E CHEFS LOCAIS, TIME OUT MARKET PORTO ABRE A 3 DE MAIO EM SãO BENTO

Restaurantes, chefs e experiências culturais prometem animar a emblemática Estação de São Bento, em pleno centro histórico da Invicta. Com 16 espaços, o Time Out Market abre dia 3 de maio

Sob o mote “Para os verdadeiros o melhor da cidade”, que pretende ser uma ode aos portuenses e à Invicta, os chefs Ricardo Costa, Rui Paula, Vasco Coelho Santos e Rafaela Louzada, Nuno Castro, Inês Diniz, mas também o Meia-Nau, o Okra Pizzaria, o Tábua Rasa, o Brusco Burger e a Padaria Ribeiro marcam presença neste espaço na ala sul da Estação de São Bento, dedicado à gastronomia e não só. Com uma área de cerca de dois mil metros quadrados, o mercado, cujo projeto de conceção é assinado pelo arquiteto portuense Eduardo Souto de Moura, prémio Pritzker em 2011, integra 12 restaurantes, dois bares, uma torre com duas unidades e um espaço exterior.

Pratos icónicos

A partir de 3 de maio, pelas 12h30, hora de inauguração do Time Out Market, será possível provar pratos icónicos como os Filetes de polvo com arroz do mesmo de Inês Diniz, a talentosa chef da antiga Casa Aleixo e Casa Inês, o Arroz malandro de bacalhau com ovo perfeito da chef Rafa Louzada, do restaurante Gruta, a Sanduíche de leitão do chef Ricardo Costa, do Yeaman, a Vitela à colher com puré de batata trufada e cogumelos do chef Rui Paula, timoneiro da casa de Chá da Boa Nova e DOP, ou a famosa Rabanada do chef Vasco Coelho Santos, do Euskalduna Studio, entre muitos outros.

O restaurante de matriz vegetariana Fava Tonka também integra o projeto que, além da gastronomia, aposta nos vinhos e nos objetos de origem nacional, com a Sala de Prova e A Vida Portuguesa.

Vinhos do Douro e produção nacional

A Sala de Prova instala-se no topo da torre desenhada pelo arquiteto Souto de Moura, inspirada nos antigos reservatórios de água que existiam nas estações de comboio. Com curadoria do enólogo Bento Amaral, aqui propõem-se experiências em torno dos vinhos do Porto e Douro, que podem ser acompanhados por um menu de petiscos criado pelo chef Luís Américo. Todos os meses haverá uma agenda de eventos ligada ao vinho, onde se incluem cursos de introdução ao vinho, masterclasses, conversas com enólogos e jantares vínicos.

Já na base da torre instala-se a loja A Vida Portuguesa, marca fundada por Catarina Portas em 2007, que celebra várias marcas e produtos portugueses icónicos. A abertura no Time Out Market marca o regresso d’A Vida Portuguesa ao Porto, após o interregno de 4 anos, num espaço que vai reunir alguns dos seus produtos mais reconhecidos nas áreas de mercearia, casa & decoração, têxtil, papelaria, ourivesaria e perfumaria.

Sobre o Time Out Market

É o primeiro mercado gastronómico e cultural do mundo com curadoria editorial, reunindo os melhores chefs, restaurantes e experiências culturais únicas da cidade sob o mesmo teto. Desde aulas de culinárias com os melhores chefs a instalações de artistas locais e entretenimento ao vivo, o Time Out Market reúne e celebra o melhor de cada cidade. Atualmente existem sete mercados em todo o mundo, apresentando mais de 140 chefs e restaurantes, muitos deles vencedores de prémios como o James Beard ou estrelas Michelin.

O primeiro Time Out Market surgiu em 2014 no histórico Mercado da Ribeira em Lisboa, tornando-se de imediato um dos destinos mais populares da cidade. O sucesso de Lisboa contribuiu para a expansão da marca que, em 2019, abriu em Nova Iorque, Boston, Montreal e Chicago, em 2021 no Dubai e, em novembro de 2023, na Cidade do Cabo.

Para 2024 está ainda prevista a abertura e Barcelona e, em 2025, outras cidades como Budapeste. Embora o conceito seja global, a execução de cada mercado é distintamente local. O Time Out Market está enraizado na herança da Time Out, uma revista criada numa mesa de cozinha em Londres em 1968, por Tony Elliott, com o intuito de ajudar as pessoas a sair e descobrir as novas e excitantes culturas urbanas que surgiam na cidade. Hoje, uma equipa global de jornalistas especializados seleciona os melhores programas para fazer, ver e comer em 333 cidades de 59 países.

O Time Out Market faz parte do Time Out Group PLC (AIM: TMO), o grupo de média e entretenimento líder que inspira as pessoas a aproveitarem ao máximo as suas cidades.

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook e no Instagram

2024-04-26T09:42:56Z dg43tfdfdgfd