NATUREZA RADICAL, ALVARINHO E GASTRONOMIA FARTA PARA DESCOBRIR EM MELGAçO

No alto Minho e separado da Galiza pelo rio Minho, Melgaço é o município mais a norte do território nacional. Anuncia-se como “O Destino de Natureza mais radical de Portugal”, aproveitando os cursos de água, as montanhas e o verde do Parque Nacional da Peneda-Gerês. Berço, com Monção, da casta Alvarinho, tem na gastronomia uma das mais fortes marcas identitárias. Roteiro de fim de semana é uma iniciativa Boa Cama Boa Mesa, com o apoio do Recheio

Vila raiana com as montanhas galegas no horizonte, Melgaço é o município mais a norte de Portugal. O centro histórico convida à descoberta, com o castelo sempre como referência. A fortaleza medieval de Melgaço, mandada edificar por D. Afonso Henriques, foi o principal ponto estratégico militar do Alto Minho no século XII. Mais de 800 anos depois ainda é possível visitar testemunhos dessa época, entre os quais se destacam, além da fortaleza e da Igreja Matriz de Melgaço, o castelo de Castro Laboreiro, a Igreja Românica de Paderne ou o Mosteiro de Fiães. No centro de Melgaço exploram-se ruas e ruelas e observa-se o património edificado, como a Igreja Matriz ou Igreja de Santa Maria da Porta, numa das entradas no castelo, ou como a Fonte de São João, de desenho barroco e datada do século XVIII, localizada em plena Praça da República. É aqui que se encontra a Loja Interativa de Turismo, que serve de ponto de partida para explorar os territórios de Melgaço.

A mais antiga aldeia de Melgaço

Em pleno Parque Nacional da Peneda-Gerês, Castro Laboreiro é a maior e mais antiga aldeia do concelho de Melgaço. Inverneira, onde os pastores se refugiavam com os animais nas estações mais frias, graças à baixa altitude, é reconhecida por ter um dos mais ricos patrimónios pré-históricos do país, com dólmenes e cistas como principais protagonistas, mas também fornos comunitários e moinhos. No cartão de apresentação de Castro Laboreiro aparecem, inevitavelmente, a raça autóctone de cães, utilizada para defender os rebanhos do Lobo Ibérico, as pontes que se cruzam no rio Laboreiro, as cascatas e lagoas, paraísos para dias de descanso ou de aventura, e a casta Alvarinho.

Nadar em lagoas, piscinas e cascatas

Quando as temperaturas altas se fazem sentir, um mergulho pode ser revigorante. Por isso, locais como o Poço do Contador, a poucos metros da Aldeia de Pontes, a piscina natural junto à Porta de Lamas de Mouro, e a Cascata do Pântano de Pontes são paragens obrigatórias.

O destino mais radical

“O Destino de Natureza mais radical de Portugal”. Assim se apresenta Melgaço, concelho que faz fronteira com a Galiza. Montanhas e verde a perder de vista anunciam que estamos no Alto Minho. Deixe-se embalar pela autenticidade do território numa descoberta movida pela adrenalina. É que além de bucólica, a natureza exuberante da região reserva grandes aventuras junto à água ou explorando a montanha, ou não fosse este destino de natureza mais radical de Portugal. No tempo frio, o caudal do rio Minho, único da Península Ibérica que permite a prática do rafting ao longo de todo o ano, convida a diversas atividades radicais que têm no inverno estação perfeita para desfrutar. O rafting – e mais recentemente o Eco Rafting - são as principais atividades da Melgaço Radical (Tel. 967006347), que também se dedica a organizar canoagem, caminhadas entre a natureza, orientação, salto pendular e rapel. Para uma aventura noturna no rio, opte pela Melgaço WhiteWater (Tel. 933459751).

Gastronomia à prova

Reponha energias com a gastronomia rica local com queijos, fumeiro, trutas do rio Minho, Cabrito do monte, bifes de presunto de Melgaço e, na época, a lampreia, sempre na companhia de um bom Alvarinho nativo. Paragem obrigatória na vila de Melgaço é a Adega Sabino. De portas abertas desde 1939, a decoração revela que estamos em casa de histórias, que se contam em inúmeros objetos e recordações. À mesa, na companhia do Alvarinho de Melgaço, o “Cabrito do monte” é predileto. Considere o “Bacalhau com broa” ou o “Bacalhau à Sabino”, não sem antes provar os queijos de cabra produzidos localmente ou as “Pataniscas” acabadas de fazer. Na época, integram na ementa propostas como o sável e a lampreia. O restaurante Adega Sabino (Largo de Hermenegildo Solheiro, 46, Melgaço Tel. 251404576) integra a seleção do Guia Boa Cama Boa Mesa 2024 e conta com o selo de qualidade Recheio.

Capital do Alvarinho

Esta vila embaixadora do Alvarinho, a par de Monção, abraça a vinha e o vinho. Nos terrenos agrícolas plantam-se vinhas em minifúndio e em plena zona histórica, no chamado “Edifício dos Três Arcos” visite o Solar do Alvarinho. Foi uma antiga cadeia, mas funcionou também como escola primária e biblioteca municipal, antes de ser transformado no Solar do Alvarinho, em 1997. Continua a ser um edifício municipal, mas agora aposta na divulgação dos vinhos da casta Alvarinho e outros produtos locais. A visita começa com a prova de dois Alvarinhos e desenrola-se pelo mapa da região do Vinho Verde. Todas as semanas há um vinho de um produtor à prova e também outro que se vai escolhendo aleatoriamente.

Festa do Alvarinho e do Fumeiro

Entre 26 e 28 de abril, Melgaço celebra a 30ª edição da Festa do Alvarinho e do Fumeiro. A iniciativa junta 29 produtores de Alvarinho da sub-região de Monção e Melgaço e 16 expositores de produtos locais ou inovadores. No largo do Mercado Municipal, conte ainda com a presença de quatro restaurantes (Miracastro, Miradouro do Castelo, O Brandeiro e Tasquinha Castreja). Durante os três dias do evento será possível assistir a showcookings dos chefs Rui Paula, Hélio Loureiro e David Couñago Freire, que apresentam propostas gastronómicas harmonizados com vinhos Alvarinho da sub-região de Monção e Melgaço. Para além da exposição, prova e venda de produtos, o programa da Festa do Alvarinho e do Fumeiro contempla o concurso do Mel, Salpicão, Presunto e Broa de Melgaço, produtos com Indicação Geográfica Protegida (IGP), e diversos momentos de animação musical, diurna e noturna. Os visitantes podem adquirir o copo de prova no stand da organização do evento, pelo valor de €3,50.

Infusões e vinho

Depois do negócio dos vinhos, a Quinta de Soalheiro (Tel. 251416769) apostou na produção de infusões com marca própria. Na propriedade plantam-se ervas aromáticas perfeitamente adaptadas ao território, como a Perpétua Vermelha, Hortelã-Verde e Alfazema. Em 2020 foi inaugurada a Casa das Infusões – Herbal Tea Guest House, uma unidade com três quartos. Era uma típica casa minhota, em pedra, que conta a história de uma família e de uma região. Os quartos têm detalhes dos antepassados da família, como camas de ferro, caixinhas de música ou ferros de engomar antigos. Uma vez na quinta é obrigatória uma visita às vinhas e à adega, com provas de vinhos e de produtos locais. Existem diversos programas de enoturismo que ajudam a conhecer este emblemático produtor.

Museu de Cinema – Jean Loup Passek

Local de culto para cinéfilos e caso único no país, o Museu de Cinema de Melgaço – Jean-Loup Passek, dá a conhecer dezenas de objetos relacionados com a história do cinema em várias épocas.

Inaugurado em 2005, localiza-se em plena zona histórica da vila, no edifício da antiga guarda-fiscal, e resulta da paixão de Jean Loup Passek pela sétima arte – sobre a qual reuniu extenso espólio ao longo da vida, e por Melgaço. Passek dirigiu o departamento cinematográfico do Centro Georges Pompidou, em Paris, e foi diretor do Festival de Cinema de La Rochelle. Durante cinco décadas compilou uma extensa coleção de objetos, entre milhares de cartazes e fotografias, máquinas do tempo do cinema mudo, equipamentos mais modernos e muitos filmes que podem ser apreciados numa exposição permanente – dedicada ao pré-cinema, ou seja, ao período que antecedeu o cinematógrafo dos Irmãos Lumière. Aparelhos, como lanternas mágicas com as respetivas caixas e placas de vidro pintadas à mão, fenaquistiscópios com discos, zootropos com bandas e praxinoscópios, e ainda um dos primeiros cartazes a anunciar o cinema em sala, e outros ilustrativos da evolução do cinema desde as suas origens até ao cinematógrafo podem ser observados no piso térreo. Ainda no rés-do-chão, na Sala do Novo Mundo, onde pode ver e manusear réplicas de brinquedos óticos, um peep–show e uma caixa ótica para diorama teatral. O primeiro piso acolhe exposições temporárias e temáticas que mudam anualmente sempre sob uma temática próxima à história do cinema europeu.

Rua do Carvalho, Melgaço.Tel. 251401575

Onde dormir em Melgaço

Inclinado sobre a paisagem de montanha e o curso do rio Minho, Monte Prado Hotel & Spa é um alojamento contemporâneo abraçado pela Natureza. Oferece em cada um dos 50 quartos (a partir de €55), recentemente renovados, janelas amplas e varandas para apreciar em pleno a panorâmica e o ar puro marcantes nesta região. Passeie pelas imediações a pé ou de bicicleta e encontre o equilíbrio no River Spa, com produtos regionais como o mel, o vinho e os citrinos a servirem de base a tratamentos de beleza e bem-estar, apoiado pelo jacuzzi, piscina interior, banho turco ou duche Vichy. O Monte Prado Hotel & Spa (Rua do Monte, Prado Tel. 251400130) integra a seleção de alojamentos do Guia Boa Cama Boa Mesa 2024 e ostenta o selo de qualidade Recheio. Outra opção de alojamento é a Aldeia de Pontes. Depois de se reformar, Manuel Rodrigues arregaçou as mangas e decidiu reconstruir, pedra a pedra, com a ajuda do filho, Bruno, e da mulher, Sara, sete casas (T1 a T4) na aldeia da infância. Todas têm sala e cozinha equipada, lareira, terraço e churrasqueira. Observe o riacho, o moinho antigo e o forno comunitário. Faça uma pausa e ligue-se à Natureza. A partir do alojamento Aldeia das Pontes (Tel. 939508465), junto a Castro Laboreiro não perca as cascatas, o aqueduto, as antigas pontes nem os 10 trilhos assinalados, como o do Poço do Contador, junto ao rio Laboreiro. Criam-se vacas de raça Cachena e produz-se mel na propriedade. A unidade é pet friendly.

Roteiro de fim de semana é uma iniciativa Boa Cama Boa Mesa, com o apoio do Recheio, que semanalmente, ao longo do ano de 2024 vai dar a conhecer os principais eventos gastronómicos, entre festivais, feiras e mostras, que promovem regiões, restaurantes e produtos locais.

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook e no Instagram

PUB:

2024-04-24T10:05:34Z dg43tfdfdgfd