OS PIORES ERROS QUE AS PESSOAS COMETEM A LAVAR O CARRO!

Muitas pessoas gostam de passar tempo a cuidar dos seus carros e isso inclui limpá-los por dentro e por fora. Afinal de contas, de que serve ter e conduzir um bom carro se não o mantiver em perfeitas condições? No entanto, por muito importante que seja esta prática, há muitos erros que as pessoas cometem a lavar o carro.

Os piores erros que as pessoas cometem a lavar o carro!

Utilizar uma lavagem automática de automóveis

Para uma melhor lavagem do carro, faça-o à mão. As lavagens automáticas nem sempre fazem um bom trabalho, potencialmente não limpando partes do seu carro de todo, ou pelo menos não muito bem. As lavagens automáticas também podem riscar a pintura devido às escovas e produtos químicos agressivos utilizados, e até mesmo danificar partes do seu carro, como os limpa para-brisas.

Lavar o carro à luz direta do sol

Lavar o carro sob a luz direta do sol em dias quentes é uma má ideia por várias razões. A razão mais óbvia é que o calor do sol que incide sobre o carro afecta a velocidade a que este seca. Isto significa que terá de limpar rapidamente para manter o controlo do processo. A rápida evaporação da água da carroçaria do seu automóvel também aumenta as hipóteses de ficarem marcas.

Lavar o carro sob a luz direta do sol também pode alterar a eficácia dos seus produtos de limpeza, uma vez que a maioria tem um intervalo de temperatura recomendado para funcionar. Lavar o seu automóvel sob a luz direta do sol pode em circunstâncias extremas – até deixar danos visíveis no exterior do seu veículo ao longo do tempo, uma vez que a sua pintura fica vulnerável durante o processo de limpeza e antes da aplicação ou reaplicação da cera.

Raspar os excrementos secos das aves da pintura

Talvez não saiba que os excrementos de pássaros são ácidos, mas como o são, precisam de ser removidos rapidamente da carroçaria de um carro. No entanto, há uma forma correcta e uma forma incorrecta de o fazer. Não se sinta tentado a utilizar ferramentas afiadas para raspar imediatamente o cocó de pássaro, pois isso pode danificar a pintura. O menor dos males é deixar os excrementos das aves no carro até que possa tratar deles corretamente, em casa, de forma controlada.

Para remover os excrementos de aves do seu automóvel, amoleça a mancha com água quente e um produto de limpeza suave até conseguir limpá-la com um pano. Em seguida, enxagúe bem a área afetada para garantir que não fica nada para trás. Se houver restos, repita o processo até que a sua pintura (ou para-brisas) esteja limpa.

Usar detergente da loiça para lavar o carro

A menos que esteja a levar a sério a lavagem do seu carro e a obter bons resultados, pode pensar que não há problema em utilizar qualquer tipo de produto para o fazer. No entanto, o detergente da loiça não deve ser deixado perto da pintura. Isto porque o detergente da loiça foi concebido para atuar sobre a gordura, razão pela qual é tão bom a retirar os restos de comida dos pratos, copos e talheres. No entanto, esta capacidade de cortar a gordura significa que irá quebrar a cera e o óleo que possa ter aplicado no seu automóvel. Com o tempo, isto pode deixar a pintura com um aspeto baço ou danificado.

Em comparação, os champôs e sabões para lavagem de automóveis são concebidos especificamente para a tarefa de lavar automóveis. Contêm lubrificantes que removem suavemente a sujidade e a fuligem da pintura sem a danificar de forma alguma. Os champôs para automóveis são também mais fáceis de lavar dos vidros e da pintura, ao passo que o detergente líquido pode deixar resíduos – especialmente se lavar o carro com água fria.

Utilizar demasiado ou pouco produto de limpeza

Depois de escolher o sabão para lavagem de automóveis ou outro produto de limpeza adequado, é importante utilizar a quantidade correcta ao lavar o carro. A melhor política é ler as instruções na garrafa, uma vez que os fabricantes terão experimentado diferentes quantidades do seu produto e saberão qual a quantidade que produzirá os melhores resultados.

Se utilizar muito pouco, estará a lutar para conseguir limpar o seu carro, uma vez que a água por si só não é suficiente. Também aumenta as hipóteses de danificar o seu carro, uma vez que estará a mover a sujidade e a fuligem em vez de a limpar da superfície graças à lubrificação fornecida pelo champô para automóveis.

No entanto, se usar demasiado, arrisca-se a deixar o seu carro coberto de espuma de sabão. Esta pode atrair pó e sujidade, o que significa que terá de lavar o carro com mais frequência. Além disso, estará a desperdiçar o seu produto de limpeza, o que obrigará a comprá-lo com maior regularidade, gastando assim dinheiro que não precisa de desperdiçar.

Utilizar panos ou escovas abrasivas na pintura

Os panos ou escovas abrasivos limpam a sujidade do seu carro, mas também podem danificar a pintura. As escovas com cerdas podem riscar visivelmente a carroçaria do seu carro, enquanto os panos com qualquer tipo de abrasividade podem causar danos invisíveis que só aparecerão a olho nu anos mais tarde.

Mesmo que não cause danos visíveis à pintura, pode desgastar ou remover a camada protetora colocada sobre a pintura de muitos automóveis. Uma vez removida, a pintura do seu automóvel terá um aspeto baço e gasto em vez de brilhante e cintilante.

Por isso, por mais tentador que seja optar por uma escova ou um pano que torne a lavagem do seu carro menos trabalhosa, é melhor escolher um pano macio que combine bem com a pintura do seu carro. Compre um pano concebido especificamente para a limpeza de automóveis, como uma toalha de microfibras ou uma luva de lavagem.

Agora já sabe os erros que as pessoas cometem a lavar o carro.

2024-05-06T18:30:14Z dg43tfdfdgfd