GATOS PODEM SER TREINADOS A USAR O BANHEIRO, MAS ESPECIALISTAS ALERTAM SOBRE RISCOS

Já pensou em ensinar seu gato a usar o banheiro? Apesar de parecer muito conveniente, os riscos potenciais dessa prática podem superar quaisquer benefícios, de acordo com especialistas em comportamento felino.

+ Especialista explica por que gatos gostam de ver TV e se isso é bom

+ Gatos sofrem infecções cerebrais, ficam cegos e morrem após beber leite cru

Para começar, o formato do vaso sanitário pode colocar uma pressão desnecessária nas patas traseiras do seu gato. Equilibrar-se em um anel de plástico exige muito mais esforço do que agachar-se em uma caixa de areia relativamente estável.

“Eles gostam de estar em uma superfície muito macia quando fazem [cocô] porque suas patas são super sensíveis”, explicou Sarah Ellis, chefe de bem-estar mental e comportamento de gatos na organização de bem-estar International Cat Care, em conversa com o site Inverse.

Além disso, o uso do vaso sanitário também priva o donos de informações importantes de bem-estar que a caixa de areia oferece, alertou Marci Koski, especialista em comportamento felino da Feline Behavior Solutions, à Inverse.

A frequência, consistência e cor do xixi e do cocô fornecem informações importantes sobre sua saúde geral. “Muitas doenças e problemas felinos aparecem pela primeira vez na caixa de areia. Se você não limpa a caixa de areia diariamente, você perde os sinais que seu gato pode estar lhe dando de que algo está errado”, disse ela.

Isto é particularmente verdade à medida que os gatos envelhecem. Por exemplo, alguns gatos têm rins particularmente sensíveis, que têm maior probabilidade de falhar na velhice. Neste ponto, você pode começar a ver aumento na frequência da micção.

Por outro lado, os instintos dos gatos também programam um certo conjunto de comportamentos de ida ao banheiro que o uso do vaso sanitário elimina. “Eles gostam de enterrar tudo o que produzem”, explicou Ellis.

Esse comportamento vem de gerações de gatos tentando cobrir seus rastros de predadores em potencial, bem como de outros gatos contra os parasitas em seus dejetos. Segundo Ellis, alguns gatos podem até tentar mergulhar as patas na água para terminar o trabalho.

O treinamento no banheiro também pode criar estresse psicológico para os gatos, especialmente se você remover completamente a caixa de areia da casa. “A escolha é muito importante para os gatos”, afirmou Koski.

“Se você deixar uma caixa de areia de fora, provavelmente verá que seu gato está optando por usar a caixa de areia em vez do vaso sanitário porque é mais confortável para ele. Atende melhor às suas necessidades instintivas.”

Os gatos são certamente capazes de aprender a usar o banheiro, mas isso não significa que usar o vaso sanitário é melhor do que deixá-los fazer exatamente o que deveriam fazer. “Simplesmente não é natural que os gatos façam isso. Não gosto quando forçamos gatos ou qualquer outro animal a fazer coisas que realmente não estão dentro de sua área de atuação”, ressaltou Koski.

2024-05-06T17:47:37Z dg43tfdfdgfd