QUAL é O SIGNIFICADO DA ÁRVORE DA VIDA?

A Árvore da Vida é um símbolo sagrado e tem um significado religioso e também espiritual. Simboliza a unicidade, a relação de tudo no Universo, mas não só. Afinal, o que significa realmente? Será um amuleto da sorte? E qual é a vantagem de ter uma Árvore da Vida em jóia?

A Árvore da Vida é um plano de exploração das energias que circulam em cada um de nós para que possam ser concretizadas na Terra.

##module:30970429##

O que é a Árvore da Vida?

A Árvore da Vida é uma árvore mítica que tem estado presente em várias culturas há muitos séculos.

Quais são as origens da Árvore da Vida?

A Árvore da Vida pode ser encontrada em muitas culturas, civilizações e religiões. Na Bíblia ou no Corão representa, por exemplo, a árvore da imortalidade. É a fonte da vida eterna. Os budistas chamam-na Bodhi, e terá sido debaixo desta árvore que Buda alcançou a iluminação. É também encontrada entre os antigos Celtas, onde representa a harmonia e o equilíbrio, e no Judaísmo, onde é a fonte da vida. É ela que nos sustenta e alimenta. E é também um símbolo místico na Cabala.

>>> Descubra também a Astrologia Cabalista 

A simbologia da árvore da vida provém da antiguidade. A mais antiga foi encontrada na Turquia, nas escavações de Domuzteque (7000 anos a.C.)

Uma Árvore da Vida, mas diversos significados...

Embora represente a unicidade de tudo no universo, a Árvore da Vida tem vários outros significados:

  • Fertilidade: os ramos da Árvore da Vida são muitos e arbustivos. Representam a família que cresce e se estende ao longo das gerações. É, portanto, um sinal de fertilidade e de vitalidade.
  • Força: A árvore é sempre um símbolo de força, uma vez que se ergue em direção ao céu enquanto está profundamente enraizada no solo para se estabilizar. A Árvore da Vida impulsiona para ser mais forte. Tal como um rebento trémulo que crescerá com a experiência.
  • Renascimento: A Árvore da Vida simboliza o renascimento porque, mesmo se perder as suas folhas durante algum tempo, acabarão por voltar e também dará semente, oferecendo-se assim a si própria uma espécie de imortalidade.

A Árvore da Vida como uma jóia: porquê usar?

Para além da beleza, o interesse de uma jóia é que a leva sempre consigo, para lhe dar força. A Árvore da Vida pode ser considerada como um amuleto da sorte: o símbolo de um novo começo. Pode ser usada como colar, pulseira ou brincos se precisar de energia positiva, força e paz para projetos futuros.

A Árvore da Vida e os planetas: qual é a relação?

A Árvore da Vida ilustra que tudo é "Um" e que tudo está relacionado. Cada energia corresponde à expressão de um planeta no Zodíaco:

  • Saturno (Binah): o tempo, o castigo ou a recompensa pelos actos realizados ao longo das vidas presentes ou passadas.
  • Júpiter (Chesed): a bondade, a misericórdia, o sucesso, o dinheiro, a prosperidade.
  • Marte (Geburah): a luta, a severidade, o rigor, o controlo da força sexual.
  • Sol (Tiphret): a vida, o amor perfeito, o altruísmo, a saúde, a cura, os altos ideais.
  • Vénus (Netzach): a beleza; os sentimentos, o prazer.
  • Mercúrio (Hod): a inteligência, o conhecimento.
  • Lua (Yesod): o inconsciente, o lar.
  • Terra (Malkuth): a manifestação concreta dos potenciais destas energias na Terra.

Ao examinar atentamente a Árvore da Vida, mesmo que à primeira vista não seja necessariamente fácil de entender, compreende-se facilmente que todos os pensamentos e ações estão ligados, que animam e dão mutuamente sentido à existência. Tomemos o exemplo da vida amorosa cuja energia divina é Netzach (Vénus) que está diretamente ligado a Hod (Mercúrio) e ambos refletem no Yesod (Lua). Aterram em seguida em Malkuth (Terra), impulsionados por Tipheret (Sol).

Para uma vida sentimental agradável, faça circular energias da harmonia e da compreensão enquanto mantém o controlo das suas emoções, medos e ansiedades. Privilegie as conversas baseadas na escuta, na simpatia e na compreensão, mas permanecendo forte e leal emocionalmente. Cuide da sua aparência exterior e da sua beleza interior. Tudo isso irradiará nos outros de uma forma luminosa e em troca trará um equilíbrio saudável e positivo.

2024-03-28T23:28:10Z dg43tfdfdgfd