DIY: APRENDA A FAZER O SEU PRóPRIO ESTUQUE

Quase nenhum outro elemento de construção traz mais estilo, charme e elegância a uma área residencial do que o estuque. Mas, infelizmente, nem todos vivem em paredes consagradas pelo tempo, onde os traços da Art Nouveau podem ser vistos nas clássicas decorações em estuque. Pode acontecer também dos proprietários anteriores terem removido molduras de estuque, como rosetas, durante os trabalhos de renovação. Para todos aqueles que querem rodear-se do ambiente autêntico da era Art Nouveau nos seus quartos, temos na manga uma ideia DIY muito especial. Com este artigo gostaríamos de lhe dar instruções que explicam passo a passo como o estuque DIY é feito e fixado nas paredes e tetos das salas.

Ferramenta

Antes de iniciar seu projeto de estuque DIY, faça um bom planeamento da sua decoração. Aproveite o tempo para medir as paredes e tetos, sente-se à sua mesa com caneta e papel e determine onde devem ser fixadas as molduras de estuque, rosetas ou consoles. A foto do nosso especialista mostra decorações de estuque expostas em formas originais e fixação clássica. Molduras de estuque circundam o teto da sala de jantar com uma transição perfeita para as paredes da sala, conferindo ao ambiente facetas atraentes. A decoração tradicional também se revela na lareira, que apresenta o objeto com borda inteira.

Existem várias maneiras de fazer estuque DIY e instalá-lo no ambiente. Dependendo do método escolhido, precisará de diferentes materiais de trabalho.

Opção 1 - Elementos de estuque atraentes podem ser adquiridos em muitas lojas de ferragens. Esses componentes geralmente são feitos de esferovite. Para a montagem DIY, precisará das seguintes ferramentas: roseta de estuque, moldura de estuque e, se necessário, console de estuque, serra de esquadria, caixa de esquadria, cola universal, verniz acrílico e pincel.

Opção 2 - Estuque moldado em gesso que segue um método de construção tradicional também pode ser adquirido em lojas de ferragens. O gesso torna a montagem do estuque DIY um projeto demorado, para o qual irá precisar destas ferramentas de trabalho: elementos de estuque de sua escolha, cola de gesso, recipiente de mistura, espátula pequena, balde com água, esponja, pincel, lixa, pregos, martelo, parafusos e, se necessário, chave de fenda.

Opção 3 – Esta variante é para profissionais de bricolage que não têm medo de construir estuque 100% DIY. Para moldes de estuque menores, precisará de gesso modelo, espátula de metal, luvas de borracha, bandejas de borracha, moldes de plástico e escovas de cerdas estreitas.

Materiais

Rosetas, consolas e faixas decorativas são as três formas em que o componente estuque pode aparecer. Faixas decorativas são usadas para delimitar ou limitar áreas, enquanto rosetas de estuque geralmente formam o centro do teto. As consolas são elementos de estuque que lembram particularmente a arquitectura barroca e são fixadas às paredes com base neste modelo. O verdadeiro estuque, que encontra em tetos e paredes de apartamentos antigos, é tradicionalmente feito de gesso. Porém, a variante mais moderna para os tipos de estuque mencionados é o esferovite, como descobrirá na próxima seção sobre estuque DIY.

Gesso ou esferovite?

Para o seu projeto de estuque DIY, há dois materiais à sua disposição: o gesso e o esferovite que se apresentam como molduras, rosetas e consoles em formatos decorativos semelhantes, mas não poderiam ser mais diferentes em suas propriedades. A escolha do gesso ou esferovite não é apenas uma questão de gosto, mas depende ainda mais da capacidade de carga de suas paredes e tetos. Uma decisão inicial já pode ser tomada sobre um ou outro material de base para o seu estuque DIY.

Diferentemente do gesso, o esferovite é um material extremamente leve e que pode ser facilmente apoiado em todas as superfícies. Este plástico também é barato e extremamente fácil de montar. Especialmente depois que o esferovite anexado foi pintado, quase não há diferença em relação ao material de gesso natural. Mas também há desvantagens nas decorações de esferovite: o material é inflamável e pode deformar-se rapidamente quando exposto ao calor. Um selo de proteção contra fogo garante segurança na compra desses componentes.

Já o gesso é um material natural e absolutamente à prova de fogo, tendo um efeito regulador do clima ambiente. Embora os componentes de esferovite sejam frequentemente usados para decorações mais modernas, motivos fiéis aos originais podem ser facilmente reproduzidos com gesso usando moldes antigos. No entanto, a instalação deste estuque DIY pode ser difícil se elementos finos, como molduras de estuque, começarem a quebrar.

Projetar perfis e formas

Criar estuque DIY sozinho parece uma brincadeira de criança: misture cuidadosamente em uma bandeja de borracha, 1/4 de água com gesso. A agitação constante com uma espátula de metal criará uma massa sem grumos, cuja resistência é ideal quando não é possível absorver mais água. Agora é hora de continuar trabalhando no gesso muito rapidamente. Escove cuidadosamente os moldes de plástico com o gesso e depois preenche a massa de gesso. Use uma espátula para alisar a mistura com precisão e deixe o gesso descansar e endurecer. Após cerca de 24 horas, poderá remover cuidadosamente o estuque DIY e fixá-lo no local desejado de acordo com nossas instruções.

Corte as molduras de estuque feitas de esferovite ou gesso no tamanho desejado usando uma caixa de esquadria e uma serra de estuque. As rosetas usadas como rosetas de lâmpadas devem ter uma abertura para cabo adicionada através de um orifício.

Prepare o teto

Antes que seu estuque DIY possa ser exibido em sua sala, deverá verificar a capacidade de carga do teto por um engenheiro estrutural. Se ele aprovar seu projeto, poderá finalmente começar a instalá-lo. Primeiro, pegue um lápis e transfira a posição das molduras, rosetas, etc. para o teto. Para garantir que o seu estuque DIY permaneça seguro na superfície, ele deve ser limpo meticulosamente. Portanto, remova resíduos antigos de gesso, tinta e papel de parede ou use gesso cartonado como material de suporte ideal. Uma superfície plana também promete uma fixação firme com estuque DIY. Qualquer desnível pode ser identificado com uma linha de giz, que é colocada onde posteriormente estarão as molduras de estuque e as rosetas. Em seguida, nivele as áreas irregulares aplicando ou removendo massa até que a linha de giz marque essa área como plana. Antes de colar o estuque DIY, torne sua posição futura no teto áspera com uma espátula e molhe-o por cerca de 15 minutos antes de iniciar o processo de colagem.

Anexar estuque

Lembre-se de que é preciso cola universal para estuque DIY feito de esferovite e de cola de gesso para estuque DIY feito de gesso. Misture este último com água até obter uma consistência semelhante a quark e distribua imediatamente sobre os elementos de estuque. Com leves movimentos bruscos, pressione as formas contra as marcações e tente alinhá-las com precisão. É garantido que o adesivo saia por todos os lados, mas poderá simplesmente limpá-lo com uma esponja ou espátula. Pode levar uma hora para a cola endurecer. Até então, componentes de gesso particularmente pesados são fixados temporariamente com pregos e, se necessário, aparafusados firmemente. Depois de uma hora a cola estará dura e os retoques finais poderão ser feitos. As transições entre o estuque DIY e o teto são rebocadas na última etapa, colando o material de enchimento nas lacunas com uma espátula. Qualquer excesso de material é cuidadosamente lixado com lixa de grão fino. Criar estuque DIY é um desafio, senão uma obra-prima, que valerá a pena apesar de todo o esforço.

2024-05-07T15:06:17Z dg43tfdfdgfd